sábado, 16 de fevereiro de 2013

Fiep pede que Sanepar reveja tarifas de água e esgoto


Em ofício, entidade argumenta que descontos na conta de energia elétrica impactarão diretamente nos custos da empresa e devem ser repassados ao consumidor

torn
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, entregou hoje ao presidente da Sanepar, Antonio Hallage um ofício em que a entidade pede a revisão das tarifas de água e esgoto no Estado. O documento tem como principal argumento o fato de que a Sanepar será uma das maiores beneficiadas com os descontos de até 30% que estão sendo aplicados nas tarifas de energia elétrica a partir deste mês.  
Campagnolo explica que o pedido da Fiep parte do princípio de que a Sanepar é hoje a maior consumidora de energia do Paraná. Atualmente, a energia tem uma participação de cerca de 22% na constituição dos Custos sobre Produtos e Serviços Vendidos (CPV) da Sanepar. Pelos cálculos da Federação, um desconto de 30% na tarifa da eletricidade resultaria em uma redução absoluta de 6,82% nos CPV da empresa de água e esgoto. “Assim como acreditamos que as indústrias paranaenses farão o desconto na conta de energia chegar ao consumidor final, a redução na tarifa da eletricidade também deveria ser repassada em forma de descontos aos consumidores da Sanepar”, afirma o presidente da Fiep.
Análise – Segundo Edson Campagnolo, o presidente da Sanepar afirmou que vai analisar o teor do ofício entregue pela Fiep e dará uma resposta à entidade. Mas adiantou que o reajuste proposto em janeiro foi deliberado pelos acionistas e tem como justificativa a recomposição das tarifas da Sanepar, que ficaram congeladas no período entre 2005 e 2010. Esse congelamento, de acordo com Hallage, teria inclusive comprometido a capacidade de investimentos da Sanepar, que só agora está sendo retomada, com um plano de aplicação de R$ 2,12 bilhões até 2015. Hallage também relatou a Campagnolo que, atualmente, a Sanepar possui a terceira menor tarifa do País no que se refere a consumidores industriais.

Um comentário:

  1. a sanepar com mais este lucro e se recusa a pagar um ppr justo aos empregados, quero ve da esse desconto na fatura,

    ResponderExcluir